O apt-get é uma implementação mais antiga, o aptitude é mais novo e
classificado como "mais inteligente" por tratar melhor a lista de pacotes e
suas dependências. Geralmente o apt-get tolera melhor as cagadas que a
gente faz quando nos metemos a instalar de fontes não oficiais de
desenvolvedores amadores ou quando nós mesmos nos metemos a fazer nossos
próprios pacotes Debian. Mas se quiser um sistema integro a melhor
alternativa é usar só aptitude.