Alex e China, obrigado pelo retorno, respeitosamente destaco o link que
verifiquei por considerar um problema que me causou surpresa.
https://www.debian.org/security/2020-GRUB-UEFI-SecureBoot/
Sou um usuario do Debian e pelo que compreendi e' um problema complexo para
se resolver atraves de patchs.
Abracos

--
Atenciosamente,