Olá Vitor,

Se não lembro mal (a minha última instalação do Debian foi há 2 meses) não
precisas de usar o apt no USB se tens conexão à internet. Há um paso da
inatalação no que o próprio instalador pesquisa pacotes mais recentes nos
repositorios e faz o upgrade se os atopar.

Saudações,

Roberto Mallo
Audio Engineer & Musician