Olá,
Procurei por formas de reportar essa ocorrência no site do Debian, e vi que
era recomendado mandar um e-mail para problemas em que o pacote causador é
desconhecido. Espero que haja alguma explicação.

Esse é um problema que eu venho tendo ultimamente. Eu sempre adorei a
instalação em DVD, porque ela dá apenas o software essencial para colocar
minha máquina em funcionamento, e sempre fez o Debian rodar em qualquer
computador que eu colocasse, por ser bastante leve.

Agora, recentemente, eu estou usando um novo laptop rodando Debian
instalado com a ISO do DVD que tem um layout de teclado americano, e como
um usuário brasileiro, eu preciso digitar cedilhas (ç) com bastante
frequência. Isso pode ser feito pressionando (' + “c”). Para isso, eu abri
o GNOME Settings e escolhi o Inglês <EUA intern. alt>, que funcionou em
todas as outras instalações do GNOME antes disso, mas não consigo fazê-lo
funcionar agora, dando-me ć sempre que eu tento digitar o ç da forma citada
anteriormente.

Reinstalando o Debian com o ISO live, eu consigo a saída desejada (ç)
realizando o mesmo processo. Pesquisei um pouco na web e vi que este é um
problema relatado por muitas pessoas em fóruns também, mas em versões
antigas do Ubuntu, principalmente, mas a correção proposta frequentemente
nesses fóruns
<https://askubuntu.com/questions/1291492/cedilha-getting-%C4%87-rather-than-%C3%A7-after-upgrade-to-20-10>
não funciona para alguns aplicativos, incluindo a barra de pesquisa do
GNOME.

Porque isso acontece na instalação do DVD e, por um acaso, há algum
software para baixar ou ajuste que eu precise realizar para obter uma
correção consistente? É algo a ser corrigido na próxima versão?

*PASSOS PARA REPRODUZIR*
1) Faça o download do DVD ISO do Debian 12.5.
2) Faça uma instalação offline do sistema operacional com o layout do
teclado em Português do Brasil e escolha o GNOME como DE (faça os outros
passos como quiser).
3) Após a instalação, adicione o Inglês (EUA intern. alt.) à configuração
nas Configurações do Gnome.
4) Tente digitar um “ç” utilizando (' + "c") e acabará obtendo ć.

Fazer o mesmo em uma instalação do GNOME com a ISO live não deve causar o
mesmo problema.

Grato pela atenção.
Att, Gustavo Júnior.

Responder a