Então Vitor, você tem que lembrar que tudo é "rede", com outras formas de
comunicação, outros protocolos... Mas continua sendo rede. E outra, já tem
tempo que as chamdas telefônicas utilizam parte da rede de internet para
trafegar... Claro, ali rola uma separação das comunicações.
Entretante, todos esses problemas que o amigo informou (que não sei se são
possíveis, mas não dúvido) são problemas relacionados a própria tecnologia da
telefonia em si.
Há uns anos atras, papo de quase 10 (acho que foi quando rolou aquela parada do
WikiLeaks falando do NSA com a Dilma), recordo vagamento de ter rolado uma
matérias sobre as vulnerabilidades da rede de telefonia, e que futuramente
modificariam a maneira como a rede de telefonia funcionava (nível
internacional).
Pelo visto isso ainda não foi pra frente, ou ao menos não é algo que tenhamos
visto no momento.

Best,