On Mon, 19 Nov 2001, Osvaldo Mundim Junior wrote:

> Pessoal,
>
>   instalei o banco Interbase opensource no meu Debian 2.2 (k. 2.4.13). qdo
> compilo o meu programa em C, ele me retorna erro como se nao conhecesse as

olá,

        nunca instalei o Interbase, mas me parece que vc está com
problemas para usar as bibliotecas de acesso ao banco, certo?
        o programa que vc compila utiliza quais headers específicos do
Interbase? você passou os caminhos corretos para o gcc/g++ tanto para
headers como para bibliotecas? como vc está tentando compilar, i.e., que
linha de comando (ou makefile) está utilizando? quais bibliotecas você
colocou em /usr/include (dinâmicas ou estáticas)? o erro acontece na
compilação ou quando você tenta executar o programa?
        como vc percebe, forneça mais informações para podermos
diagnosticar melhor o problema.
        ah! já ia me esquecendo: o banco de dados está rodando, certo?
quero dizer, está aceitando conexões via sockets|tcp/ip, certo?
        se vc conseguir responder estas questões, vai facilitar o
diagnóstico.