Oi pessoal,

Acabei de mudar de distribuição Mandrake 8.1 -> Debian Woody, e realmente
estou gostando muito do debian, o apt é demais... Mas estou com algumas
duvidas, e se voces pudessem me ajudar ficaria muito grato.

1) Criei um arquivo /etc/environment com o seguinte conteudo:

LANGUAGE=pt_BR
LANG=pt_BR
LC_ALL=pt_BR

Mas quando executo qualquer comando do apt por exemplo eu vejo um erro nas
locales me informando para ter certeza que as locales pt_BR estao instaladas
e que nao as encontrou e esta setando para a padrao (C). Mas eu já instalei o
pacote locales e na configuração do mesmo escolhi pt_BR. Eu tenho que
instalar mais algum pacote para isto funcionar???

2) Existe algum pacote task como na potato para instalar o X por exemplo,
pois tenho certa dificuldade para descobrir quais são os pacotes necessarios
para a instalação de certos programas, quando eles são compostos de muito
pacotes, por exemplo Gnome, Kde, etc. Entao tem um jeito de instalar o kde
com o kppp, kuser, ksysv, etc, sem ter que ir instalando um a um???

3) Como crio um initrd para poder rodar o kernel 2.4.x, pois tentei instalar
o pacote kernel-image-2.4.16-k7 e na configuração ele informou que o lilo não
tinha a seção initrd, mas depois ele adicionou automaticamente, entao
recompilei o kernel com os comandos do debian, ele criou o vmlinuz, o
system.map, mas não o initrd.img, então o 2.4.16-k7 padrão bota sem problemas
(quer dizer ele da uma mensagem dizendo sobre um filesystem estranho que nao
conheco, e entao pergunta se eu quero um shell no meio do boot e espera 5
segundos para isso, se eu nao apertar nada ele boota normal), mas minha
compilação (que chamei 2.4.16-k72) não boota por causa do initrd.img (acho).
No mandrake bastava digitar mkinitrd /boot/initrd-2.4.16-k72.img 2.4.16-k72 e
o initrd era criado, mas no debian nao funciona.

É isso, me desculpem pelo email longo, e muito obrigado pela atenção de
todos, até a próxima pessoal, abraços...

Cyro Wicks

Responder a