SHOW BRASILEIRO NOS E.U.A
Essa merece ser lida. Afinal não é todo dia que um
brasileiro dá um
esculacho educadíssimo nos americanos...

Durante debate em uma Universidade, nos Estados
Unidos, o ex- governador do
Distrito Federal, CRISTOVAM BUARQUE, foi questionado
sobre o que pensava da
internacionalização da Amazônia.

O jovem  americano introduziu sua pergunta dizendo que
esperava a resposta
de um humanista e não de um brasileiro. Esta foi a
resposta do Sr.
Cristovam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria
contra a
internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos
governos não tenham o
devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

Como humanista, sentindo o risco da degradação
ambiental que sofre a
Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização,
como também de tudo o
mais que tem importância para a humanidade.

Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser
internacionalizada,
internacionalizemos também as reservas de petróleo do
mundo inteiro. O
petróleo é tão importante para o bem- estar da
humanidade quanto a Amazônia
para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das
reservas sentem-se no
direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo
e subir ou não o seu
preço.

Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos
deveria ser
internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para
todos os seres humanos,
ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou
de um país. Queimar a
Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado
pelas decisões
arbitrarias dos especuladores globais.

Não podemos deixar que as Reservas financeiras sirvam
para queimar países
inteiros na volúpia da especulação. Antes mesmo da
Amazônia, eu gostaria de
ver a internacionalização de todos os grandes museus
do mundo. O Louvre não
deve pertencer apenas à França.

Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças
produzidas pelo gênio
humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural,
como o patrimônio
natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo
gosto de um proprietário
ou de um país.

Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar
com ele, um quadro de
um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria
ter sido
internacionalizado. Durante este encontro, as Nações
Unidas estão realizando
o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países
tiveram dificuldades em
comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA.
Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações
Unidas, deve ser
internacionalizada.
Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a
Humanidade. Assim como Paris,
Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília,
Recife, cada cidade, com
sua beleza específica, sua história do mundo, deveria
pertencer ao mundo
inteiro.

Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo
risco de deixá-la nas
mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os
arsenais nucleares dos
EUA.

Até porque eles já demonstraram que são capazes de
usar essas armas,
provocando uma destruição milhares de vezes maior do
que as lamentáveis
queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus
debates, os atuais
candidatos a presidência dos EUA tem defendido a idéia
de internacionalizar
as reservas florestais do mundo em troca da dívida.
Comecemos usando essa dívida para garantir que cada
criança do Mundo tenha
possibilidade de COMER e de ir a escola.
Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas
elas, não importando o
país onde nasceram, como patrimônio que merece
cuidados do mundo inteiro.
Ainda mais do que merece a Amazônia.

Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do
mundo como um patrimônio
da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem
quando deveriam
estudar, que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionalização
do mundo. Mas,
enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei
para que a Amazônia seja
nossa. Só nossa!"

 Ps.: ESTA MATÉRIA FOI PUBLICADA NO NEW YORK TIMES/
WASHINGTON POST , TODAY
E NOS MAIORES JORNAIS DA  EUROPA E JAPÃO NO MÊS DE
AGOSTO DE 2001.
NO BRASIL ESTA MATÉRIA NÃO FOI PUBLICADA. DIVULGUEM -
NA !