Oi pessoal blz?

>Quem sabe unir esforços seja uma solução, mas por isso postei a dica na
>lista, para que se alguém tem uma alternativa melhor, colocar...

Sou de Sorocaba e com um grupo de amigos fundamos uma ONG cahamada PISO -
Projeto de Informatização Social, com o intuito de ensinar informática para
pessoas carentes, incentivar a utilização de softwares livres e produzir
softwares livres.

Quando surgiu a idéia pensamos em nos tornar uma EIC(escola de informática e
cidadania) do CDI, a idéia não vingou por que o bairro onde estávamos nos
baseando, como projeto de um centro social, não era uma comunidade carente, e
segundo informações obtidas no site do cdi-sp é necessário que a EIC seja
dentro da comunidade atendida.
De lá para cá muita coisa mudou, não temos mais a sede, pois nos tornamos
independentes, e depois de ver a propaganda do CDI, onde um rapaz aparece e
dizem que: ele não conhece windows, não conhece word, ele é um excluído,
percebemos que nós fizemos a escolha certa ao não nos tornar uma EIC e sermos
uma ONG independente.

Tal comercial me fez lembrar de um filme que está sendo dirigido por Ségio
Bianchi, mesmo diretor de "Cronicamente Inviável", com o título "Quanto Vale ou
é Por Quilo?" tratando da maneira como terceiro setor tornou a desigualdade
social em um nicho de mercado e por instinto de sobrevivência a manutenção da
desigualdade social em um nível "aceitável" seria interessante para a
continuidade das ONGs. Por isso dizemos que o PISO tem com fim tornar-se
desnecessário, não por prestar servços ruins mas por falta de demanda, e quando
isso acontecer. começamos uma cooperativa de programadores de software livre.

>Afinal é isso que tem feito do linux o tudo o que ele é hoje: cooperação mútua.

É evidente que o CDI tem sua importãncia e está em todo o Brasil e se
espalhando pelo Mercosul, mas apesar disso acho essencial a independência que o
movimento software livre tem. E além disso existem outras formas de alinhar
esforços, ONGs com o mesmointuito podem formar uma rede para discutir temas de
interesse e lutar por aquilo que acham necessário. E com certeza haverão pontos
em comum entre PISO, CDI e qualquer outra entidade que promova a inclusão
digital.

Quem quiser maiores informações sobre o PISO, mande-me um e-mail, por enquanto
estamos sem nossa sede virtual, nosso site.

Espero ter ajudado com essas considereções

Gustavo Sales - Diretor Presidente e de Finanças PISO

PISO>O Instinto Coletivo da Tecnologia.