Olá

On Wed, 29 May 2002 14:17:43 -0300 "Leonardo Custodio" <[EMAIL PROTECTED]>
wrote:
> Prezados Colegas,
>
> Finalmente estou de volta ao Linux. :) E, como sempre, dúvidas surgem com o
> passar dos tempos...
>
> - Gostaria de compartilhar minha conexão à INTERNET (Debian Linux) com uma
> rede interna (W98SE), mas não gostaria que isso se resumisse a apenas as
> portas 80, 110, 25 e 21. Gostaria de poder compartilhar todo o acesso, para
> que eu possar ter acesso IRC das demais máquinas...qual programa vocês me
> recomendariam?

Ué... basta configurar um masquerading puro e simples... o
IP-Masquerading-HOWTO em www.tldp.org tem tudo, inclusive
script mínimo necessário para este tipo de cenário...
no mais, documentação para debian é em debian-br.cipsga.org.br

> -  Qual o melhor cliente IRC para Deb. Linux? (X, non-X).

Eu uso o xchat e o considero o melhor cliente de irc, tive o
desgosto de ter que usar o mIRC um dia desses e vi que o
xchat é melhor até do que o dito melhor para Windows. Além
do que o maintainer do xchat é meu amigo :)

--
"If you have an apple and I have  an apple and we  exchange apples then
you and I will still each have  one apple. But  if you have an idea and I