Explicações mais detalhadas:

Eu entro no Linux, tanto como root ou como usuário comum e tento iniciar o
ambiente gráfico. Se eu colocar startx ele abre o window-manager (acredito)
e fica lá com aquele fundo cinza e um mouse formato X. (resolução VGA
800x600).  Nada de gnome iniciar.
Agora se eu digitar gnome-session ou blackbox no console (esperando que ele
abra o ambiente gráfico) ele apenas diz que não é possível abrir o display.
Se eu tentar digitar isso dentro do ambiente X (window-manager) ele diz que
o dispositivo esta ocupado. (Engraçado que antes deu criar o dispositivo
agpgart o gnome abria em uma tela 600x400). Ele também chega a dizer
que o dispositivo /dev/dsp não foi encontrado.

Thank you.

P.S.: Vou tentar ambas as respostas que recebi.

Kromagg