Olah!

Encriptacao de arquivos simples ou sistemas de arquivos? Bem.... eu trabalhei
com as duas... hehehehe.

Seguinte... para encriptacao de arquivos, naum tem nada melhor que o bom e
velho GnuPG. Ele faz criptografia simples (simetrica) de arquivos com a mesma
facilidade que criptografa com chave publica (assimetrica) os emails. Ele
naum eh completo (no sentido de ter todos os algoritmos e tal), mas eh util
pq serve para as duas coisas e vc soh precisa aprender a mexer com ele e naum
com um monte de utilitarios.

Outra alternativa mais "bleeding edge" para criptografia de arquivos simples
eh o mcrypt. Ele tem muitos algoritmos e, IMHO, eh o sucessor natural do
consagrado crypt.

Para criptografia de sistemas de arquivos, a coisa fica mais complicada.
Temos, virtualmente, 3 opcoes: TCFS, CFS e Loopback Encryption. De longe o
mais simples de implementar eh o cfs. O problema eh que ele tem base no NFS e
exige um pouco de conhecimento do NFS para naum deixar brechas obvias de
seguranca (naum adianta criptografar tudo se a box ainda puder ser
invadida!). Com o TCFS eu nunca trabalhei, mas eh uma alternativa
promissora... ainda naum estah completamente estavel, no entanto. O Loopback
Encryption eh muito facil de implementar, naum eh taum simples qto cfs,
mas eh a minha escolha qdo preciso criptografia de sistemas de arquivos. Para
ele tem um HOWTO, que explica passo-a-passo como fazer para implementa-los de
uma forma bem acessivel.

[]s

Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <[EMAIL PROTECTED]>
GnuPG Key ID 268A084D at search.keyserver.net
Webpage: http://people.debian.org/~spectra/