Galera, acho que não fui muito claro no que quero! ehehehe!!

O que quero é saber se uma determinada máquina está trabalhando no limite que
a placa de rede permite!!! Se ela está trafegando o máximo de pacotes que
consegue trafegar! Há como eu olhar algo parecido pelos arquivos em /proc?

obrigado novamente!
Osvaldo