On Sun, 26 Jan 2003, Leandro Godoy wrote:
> Agora vamos migrar do IIS para o Apache e migraremos do Exchange para
> algum MTA, mas não sei qual.... Cabe a mim a decisão, no entanto não
> tenho a menor idéia das diferenças ente eles, e em que um pode ser
> melhor que o outro: postfix, qmail ou sendmail. OBS: Não quero dar
> inicio a uma guerra santa...somente algumas opiniões...

Exim ou postfix, fique longe do qmail.  Sendmail não vale à pena, a menos
que você REALMENTE precise do 0.1% que só o sendmail faz.

Estou com a prefeitura de Campinas rodando sob postfix (1.11 e 2.0.3), com
tráfego semanal de mais de 1GB de email (umas 30 mil mensagens/semana), e
cerca de 1000 usuários que adoram enviar e receber email dos locais mais
cretinos possíveis.

sendmail:  monolítico, lento, projeto inseguro. Extremamente versátil,
           clássico, e um [EMAIL PROTECTED] para configurar.

exim:      monolítico, rápido, projeto aceitável.  Muito bom para hubs,
           fácil de configurar se você for com a cara dele. Default do
           Debian.

postfix:   segmentado, projeto seguro. Extremamente simples de configurar,
           e muito rápido.  Não é bom de usar se você precisa de muitos
           rewrites malucos nos cabeçalhos.

qmail:     parece o postfix e talvez até seja tão bom quanto ;-)  mas ao
           invés de um cara legal como o Wietse Venema, que aceita
           patches e sabe agir como um ser humano decente, você tem que
           aguentar o cretino do DJB (que pode até ser um gênio da
           programação, mas não sabe o que quer dizer trabalhar em equipe).
           E não é software livre, ao contrário dos outros 3 MTAs acima.

Ah, sugiro que use o Cyrus IMAPD 2.1 (ver em http://people.debian.org/~hmh/)
em conjunto com o postfix e o squirrelmail para oferecer para seus usuários
um sistema completo SMTP/IMAP/POP3/WebMail (e extremamente seguro).

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond

Responder a