Valter,

Porque com o tempo você vai perceber que a Debian é muito mais rápida na correção de bugs, é muito mais estável (caso o que você queira é usar o mais novo, também funciona, mas é por sua conta e risco). Fora que quando você se perguntar sobre aquele programinha tosco que nenhuma outra distribuição tem, a debian certamente tem, em pacotinho, tudo bonitinho, no padrão do sistema, com configuração lá no etc, que é o lugar onde deve ficar a configuração. As outras distros têm as suas vantagens, mas é um tremendo trabalho achar algumas configurações "escondidas". Cansei de passar raiva nas outras. A interface do tasksel é estranha no início, mas você se acostuma e entende o quão poderoso é o sistema de pacotes do Debian. Eu nunca tive problemas ao instalar um programa (dos sites oficiais, pois existem sites alternativos com softwares que ainda não estão na distribuição que de vez em quando quebram, procure no www.apt-get.org), sempre resolvia as dependências e as coisas funcionavam realmente. Meu exemplo clássico é hylafax (gateway fax -> e-mail). Nenhuma distribuição tem, só a Debian.
Outro pacote: OpenOffice. Este não é oficial, mas funciona que é uma beleza.
Tente instalar e usar como usuário, e não como servidor, aí você vai perceber que deixa as outras distros no chinelo.

Puxa, quase chorei de emoção agora... 8P

Abraços,

Daniel

Valter G. Nogueira Jr. wrote:
Eu sei que esta pergunta parece estranha.

Por que usar o Debian? Por que não outra?

Eu não sou um linuxer, mas já instalei ou tentei várias distros: Red Hat,
Conectiva, SuSe, Mandrake, Lycoris e finalmente a Debian.

Já acostumei a não dar certo de primeira e reinstalar umas 10 vezes cada uma
até me habituar com as opções da dita cuja.

Sei que o Debian (principalmente aqui) tem uma legião de fãs. Achei a
instalação dele meio estranha, o gerenciamento de pacotes também, o tasksel
nem se fala.

O fato é: preciso me definir por uma distribuição e atualizar alguns dos
servidores aqui e migrar alguns outros depois de testar a solução em
laboratório.

Obrigado,

Valter G. Nogueira Jr.
INTERSIC SISTEMAS