Pessoal, estou tendo problemas em implementar autenticação em uma base
openldap no debian.

A base já está pronta, com usuário criado, senha md5 e tudo o mais. Mas o
que ocorre é o seguinte. Se eu substituir o /etc/pam.d pelo o que tem no
/usr/share/doc/libpam-ldap/examples, funciona. Mas o que acontece é que
estes exemplos são argh redhatish. Usam o caminho total dos módulos (coisa
desaconselhada) e o pam_pwdb.so/pam_cracklib.so também desaconselhados.

Notei que o debian usa o pam_unix.so, e estes exemplos também não tem
nenhuma linha contendo o pam_unix.so. Por isso, estou completamente
cabreiro de simplesmente só substituir o /etc/pam.d

O fato é que se eu retirar a linha:

 auth required pam_unix.so nullok

e só deixar a linha do ldap:

 auth sufficient pam_ldap.so

funciona tanto a autenticação local como a do ldap. Mas está certo isso?

Por enquanto estou apenas fazendo a configuração de um arquivo, o login,
para acesso via telnet. Mais básico impossível. Depois estenderei a
configuração para os outros serviços.

Anyway, do jeito mais cara-de-pau: se alguém possuir uma :P receita de
bolo para essa maldita implementação do pam_ldap no debian, me passa
por favor. Já varei o google procurando por isso, já estou com os cabelos
brancos. A maioria dos exemplos, incluindo HOWTOs são pro "reidorato" e
derivados.

[]s
Rodrigo

Responder a