>       Acredito que a dúvida é boba, mas já que eu não sei me resta perguntar:
> como instalo uma impressora usando o CUPS? Acho que tenho todos os pacotes
> instalados, mas não sei configurar meu X e meu console para impressoras
> configuradas pelo CUPS.

1) com um navegador web digite: localhost:631
2) manage printer
3) add printer
4) root e senha do root
5)      Name: um nome
        Location: localhost
6)Device: escolha por exemplo a porta paralela lp0 se sua impressora for
paralela
7)Make: escolha a marca
8)Model: escolha o modelo
9)a impressora terá sido criada. Para configurá-la, clique no nome dela e
abrirá uma tela específica...

Obs: você deve primeiro ir na página www.linuxprinting.org em printers e
digitar o nome de sua impressora pois algumas delas precisam do pacote
cupsys-driver-gimpprint que corresponde a um acréscimo ao programa gimp.

Boa sorte,
Sávio.