*****Atencao, e-mail +/- longo****

   Eae Caio,

 --- caio ferreira <[EMAIL PROTECTED]> escreveu: >
All

>       Estou tentando instalar um software atraves de
> código fonte, mas quando
> executo o comando ./configure aparece a seguinte
> mensagem de erro :
>
> checking for Qt... configure: error: Qt (>= Qt
> 3.0.2) (headers and
> libraries) not found. Please check your
> installation!
> For more details about this problem, look at the end
> of config.log.
>
>       Mas eu instalei a qt
<cut>

       Os programas que sao baixados os fontes para
realizar a compilacao geralmente precedem um script
que verifica a disposicao do sistema antes de disparar
a compilacao.

       Muitos utilizam o script "configure" para
verificar tal disposicao do sistema (presenca do
compilador, outros progras auxiliares - make, ldd,
etc), entre ele as bibliotecas.

      Ate' agora nenhuma novidade e so' blablabla
(para a maioria acostumada em compilar os fontes dos
programas). Mas outro dia tive o mesmo problema, e
entao fiquei enjuriado com essa [EMAIL PROTECTED]@#^#@ de erro, e
entao fiz o seguinte:

     1) Fui verificar o script configure - e entao
pude ver que o "configure" utiliza um arquivo
"nome_do_programa.pc", que eh lido `a partir de um
programa disparado - "pkg-config" (que le este arquivo
e extrai as necessidades de bibliotecas e tals).Aonde
ele fica ? -
/usr/local/lib/pkgconfig/<nome_do_programa>.pc .Bom,
blz, descobrimos daonde surge a verificacao.., mas nao
resolvemos o problema.

    2) As bibliotecas do sistema (a maioria contida em
/usr/lib ou /usr/local/lib) sao carregadas pelo
programa ld.so, que le o arquivo /etc/ld.so.cache e
/etc/ld.so.conf que associam os headers dos arquivos
`a serem executados com informacoes das bibliotecas
necessarias `a localizacao da biblioteca no
file-system que ele entao carrega na memoria. Quando
vc instala uma nova biblioteca manulamente no sistema,
precisa informar ao ld.so que elas existem e aonde
buscar as bibliotecas - para nao ter que editar
aqueles arquivos (os /etc/ld.so.{conf,cache})
manualmente, vc utilizao o ldconfig, que eh excutado
assim entao :
    " $ldconfig -n
/caminho/da/localizacao/da/bibliotecaq/nova "

     Mas isso eh algo que o apt-get install
<biblioteca> que vc deve ter dado deveria ter feito ..

      Bom, se nao resolver o problema com o ldconfig,
ao menos tamos por dentro do que esta' acontecendo, e
indo na direcao do problema.

      Eu nao consegui ainda resolver o meu mesmo
problema - mas com outra biblioteca em outro
programa..

     Se vc resolver ae, me avise, ok ?!

 Abracos
Rodrigo F Baroni

=====
"50% of speed of a program is in 1% of its code.  90% is in 10%"  -
(A.S.Tanenbaum - Structure Organization of Computes).  Assembly  rulers !

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus,
proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/

Responder a