Desculpe pela demora... Não tive tempo acessar o e-mail ontem. Talvez
você já tenha até resolvido o problema. Em todo o caso, aqui vai a
solução:

Ué, as fontes aparecem no gtk-theme-switch? Então, acho que não sei se
vou te ajudar muito.

De qualquer forma, o X não está reconhecendo suas fontes. Vou te ensinar
a resolver esse problema.

Você usa o XFS. Então, deve adicionar-lhe as fontes ttf. Faça o
seguinte:

1) crie um diretório onde quer colocar as fontes, ou então use algum
diretório existente. Se você tiver permissão de root, pode colocar em
algum lugar para que todos os usuários a utilizem, tal como
/usr/X1R6/lib/X11/fonts/MinhasTTF. Se não for root, pode colocá-las em
algum diretório tal como ~/.fonts;

2) certifique-se de que o diretório criado tenha a permissão drwxr-xr-x;

3) copie as fontes para esse diretório. Certifique-se de que só haja
letras minúsculas em seu nome. A permissão das fontes deve ser
-rw-r--r--;

4) acesse o diretório das fontes e execute o comando

        ttmkfdir > fonts.scale

        Talvez seja necessário instalar o ttmkfdir (apt-get install ttmkfdir);

5) ainda dentro desse diretório, execute

        mkfontdir

6) para informar o novo diretório de fontes ao XFS:

        - como root, adicione o seu caminho no arquivo /etc/X11/fs/config, na
seção "catalogue";

        - como usuário normal, não sei como fazer.

7) se você estiver trabalhando com um micro em sua casa, provavelmente
não precisa usar o xfs. Assim, pode informar o novo diretório de fontes
diretamente ao X. Faça isso adicionando o seu caminho diretamente no
arquivo /etc/X11/XF86Config-4, como root. No meu caso, a seção de fontes
desse arquivo ficou assim:

Section "Files"
        FontPath        "unix/:7100"                    # local font
server
        # if the local font server has problems, we can fall back on
these
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/misc"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/cyrillic"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/100dpi/:unscaled"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/75dpi/:unscaled"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/Type1"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/Speedo"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/100dpi"
        FontPath        "/usr/lib/X11/fonts/75dpi"
        FontPath        "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/MinhasTTF
EndSection

8) Se você não for o root, pode informar as fontes ao X usando o comando
xset:

        xset fp+ /caminho/do/diretório/das/fontes
        xset rehash

        terá que repetir os comandos a cada reinicialização, ou adicioná-los ao
~/.bash_profile.

OBS: o Debian instala o xfs por padrão. Mesmo assim, a solução descrita
no passo 7 funciona, ou seja, o uso do xfs não impede que você informe
as fontes diretamente ao X. Em minha casa, por exemplo, não informei as
fontes TTF ao xfs (/etc/X11/fs/config). Introduzi o seu caminho
diretamente no /etc/X11/XF86Config-4.

Para o usuário doméstico, o XFS tornou-se desnecessário nas versões mais
recentes do XFree86 (4.1 para frente). Ele só é importante para os que
realmente precisam de um servidor de fontes, ou seja, para quem quiser
que as estações de trabalho numa rede usem as fontes instaladas apenas
no servidor.

Espero ter ajudado.

Flávio Cardoso.

--