No dia 23/07/2003 às 10:40,
Marcio de Araujo Benedito <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Estou aos poucos trocando o uso do vim pelo uso do emacs para escrever
> html e programas que estou aprendendo a fazer, alem de minhas traducoes.
> Quando comecei no gnu/linux usava o mcedit por sua semelhanca com o edit
> do DOS, e estranhei muito o vi. Mas encontrei um site que dava o "vi em
> 6 comandos", que me ajudou muito porque explicava como entrar e sair no
> modo de edicao, gravar, fechar sem salvar, procurar uma expressao, o que
> e o basico para comecar a mexer em um arquivo.

O Vi e seus derivados têm a "desvantagem" de ter uma maior curva de
aprendizado em relação ao emacs (e provavelmente qualquer outro editor).
E, infelizmente, o benefício do Vi só começa a surgir depois que um certo nível
de aprendizado é alcançado.

Os comandos básicos de fato são muito fáceis, mas é preciso mudar a filosofia
tradicional para obter toda a eficiência do Vi. Por exemplo, você pode alterar
uma palavra de pelo menos dois modos:

- apagando cada caractere (x) e então prosseguir com a inserção (i);
- ou digitar 'ciw' (change inner word).

No início, sem dúvida, a primeira opção é mais fácil, apesar de ser mais
mecânica.

Outro exemplo é quanto ao deslocamento, podemos fazê-lo de variadas formas.
Suponha que queremos acessar uma determinada palavra na linha. O caminho
natural é ir com o cursor (ou teclas de navegação), visitando cada caractere
até chegarmos nela. A filosofia do Vi já preconiza outros meios, por exemplo,
supor aproximadamente o número de palavras e digitar 'nw' (onde n é o número de
palavras até a desejada). Estes meios podem parecer meio tortuosos, mas depois
que assimilamos esta nova abordagem, a edição se torna muito mais produtiva.

O Vi prefere o cálculo ao uso mecânico e repetitivo do teclado. E de fato, às
vezes pensar desta maneira cansa, então recaímos na forma tradicional.
Felizmente, quando estes movimentos tornam-se condicionados, a eficiência fica
explícita.

Eu já não consigo mais viver sem o ViM, todo e qualquer texto (inclusive este
e-mail) é editado por ele.

[]'s,
--
Douglas Augusto