Em Fri, Sep 12, 2003 at 01:44:16PM -0300, Marcio de Araujo Benedito escreveu:

> Existe uma opcao que e voce usar o parametro -i por default, que pede
> confirmacao. Veja o arquivo /<user>/.bashrc :
>
> # Some more alias to avoid making mistakes:
> # alias rm='rm -i'
> # alias cp='cp -i'
> # alias mv='mv -i'

O Ronaldo deve ter vindo do RedHat ou do Conectiva (creio que o Mandrake
tamb?m faz isso)... Esses alias, nessas distros, v?m configurados assim,
talvez numa tentativa de serem mais amig?veis, mas acabam atrapalhando.
O comportamento padr?o desses programas ? sobrescrever arquivos sem
perguntar (afinal, eles assumem que se voc? mandou eles fazerem a coisa,
voc? quer que eles a fa?am; filosofia Unix: n?o assuma que o usu?rio ?
burro), em qualquer sistema Unix que voc? imaginar. A?, quando voc? sai
de uma distribui??o dessas (que assume que o usu?rio ? burro) para um
sistema Unix que segue a filosofia Unix, voc? tende a ficar perdido, os
comandos n?o fazem o que voc? (que se acostumou com outro 'jeito')
espera, e podem acontecer acidentes.

Quando vou trabalhar em um sistema desses, a primeira coisa que eu fa?o
? desabilitar esses aliases. Assim, n?o preciso ficar perdendo tempo
respondendo 'sim' ou 'n?o', por exemplo, quando tento apagar centenas de
arquivos de um diret?rio, para cada arquivo, e quando eu for para outro
sistema Unix (tenho mexido no Solaris, no FreeBSD e no AIX), n?o preciso
ficar lembrando que esse sistema pede confirma??o, aquele n?o etc.
Trabalhar sem esses alias ? uma forma de auto-educa??o, voc? se for?a a
aumentar sua profici?ncia no uso do sistema. Nota bene, n?o estou te
chamando de burro (pelamordideus, n?o sou dado a esse tipo de agress?o
gratuita, n?o v? me compreender mal), apenas dando algumas dicas que
podem te ser ?teis mais tarde.

Abra?os,
Z?

--
Como j? dizia o velho hacker, "sono n?o ? substituto para uma boa
caneca de caf?!"