All,

Esta é uma mensagem de retorno às alteraçõse/experiências com o
bogofilter. Creio que será útil a aqueles que estiverem à busca de uma
alternativa ao spamassassin.

Depois de alguns dias usando a dupla bogofilter e exim, tenho mais uns
comentários: com o bogofilter, o top chegava a 18.0. Por um lado, isso
significa que com o bogofilter era possível aumentar a carga de
processos (consigo com os mesmos recursos iniciar uma quantidade maior
de processos), o que demonstra que ele é BEM mais leve. Por outro lado,
isso acaba sugerindo que o "culpado" da história era o exim, e não
necessariamente o bogofilter.

Mesmo com um número alto de processos, a máquina respondia razoavelmente
bem - era possível perceber que havia alguma lentidão (latência nos
comandos) e que às vees não era possível iniciar novos processos.

Resolvi testar trocando o exim pelo postfix. Logo de cara, a carga foi
limitada a 2 instâncias: havia na memória somente 2 processos de
procmail (que por sua vez chama o bogofilter), bem diferente do exim,
que chutava lá pro alto a qtde de processos.

Reza a lenda que, em Mon, 8 Sep 2003 02:46:38 -0300 do Condado, redbrick
<[EMAIL PROTECTED]>, mais conhecido como o escritor, disse: