Anos atrás tive o mesmo problema quando trabalhava com UNIX
System V. Depois de um crash por conta de uma pisada na bola
de um dos usuários trabalhando como root, ficamos com o
sistema parado por 3 dias. O resultado é que depois essa
conversa de trabalhar como root acabou. Mas é importante que
você faça uma campanha de consientização, que isso deve
acabar. Caso contrário se acontecer algo desastroso a
responsabilidade é do root "de direito".