Vou descrever minha situação atual, para -quem sabe - ajudar algumas pessoas
que estejam começando ou para conseguir ajuda nos próximos passos.

Já tentei instalar o linux uma vez, há cerca de quatro anos, e fiz com que
estava disponível (uma distribuição debian, que tinha sido comprada por um
amigo e nunca usada). Tinha muito pouca experiência com Unix, e somente como
usuário final. Quebrei a cabeça durante alguns dias, chegou a estar tudo mais
ou menos funcionando, mas nunca consegui configurar a impressora. Acabei
desistindo, ou melhor adiando o projeto.

Agora, com computador mais novo e internet rápida, resolvi recomeçar,
especialmente depois de mais algumas diabruras do WinXP (para mim, uma versão
bem superior aos predecessores, mas ainda muito fraca). Fui tentar entender a
diferença entre as distribuições e dois fatores me atraíram no Debian:

1) distribuição mais consequente com os princípios dos programas livres (que
considero, particularmente, um setor importante da economia, não
necessariamente pelo tamanho atual, mas pelas possibilidades abertas para o
futuro, de um trabalho menos alienado entre outras)

2) prioridade dada à estabilidade do sistema contra a atualização a qualquer
custo. A grande maioria dos sistemas é sub-utilizada, e somos levados a
comprar sempre o último modelo, o último computador, o último carro, o último
Windows? Porque? Quais as vantagens? Normalmente só problemas, mas somos
obrigados a mudar para garantir a compatibilidade.

Verifiquei na página do xfree86 a compatibilidade de minha placa de vídeo e,
em outros lugares, do conjunto do meu hardware. Tudo ok. Li um how-to de
instalação, um de linux (básico - foca), e alguns sobre periféricos
específicos.
Baixei então os dois primeiros CDs do woody, e comecei a instalação. A
instalação básica transcorreu normalmente, usei o tasksel e o dselect, mas o
X não rodava de jeito nenhum. Percebi rapidamente que se tratava de uma
versão anterior à sugerida na página do xfree86, e que só a mais atual teria
suporte para minha placa.

Não consegui encontrar na internet o que seria melhor fazer, e instalei uma
versão nova do xfree86 por cima do que já estava instalado. Isso funcionou,
mas comecei a perceber que, com o uso do tasksel, havia ficado com muitas
coisas instaladas, muito mais do que precisaria.

E, configurando o resto do hardware, descobri - finalmente - que é fundamental
compilar o próprio kernel. Comecei a fazer os testes, e acabei tendo que
reinstalar tudo (certamente não era necessário, mas achei que de qualquer
forma preferia recomeçar com um sistema mais enxuto).

Foi o que fiz, e na segunda instalação instalei o xfree86 4.4.0 sem instalar
antes pelo dselect uma versão anterior. Comecei a ter problemas com o
dselect, que não aceitava instalar programas novos sem o xfree86, que ele não
sabia estar instalado.

Munido de paciência, voltei à busca pela internet e descobri um how-to para
configuração de placas nVidia para o x, em
http://home.comcast.net/~andrex/Debian-nVidia/installation.html
Recomecei a instalação do zero, de novo, e fiz os passos sugeridos. No
entanto, durante os procedimentos, me enrolei, achei que tinha perdido o
controle das dependências, o dselect começou a dar problemas, e recomecei.

Na última vez (finalmente), instalei tudo e fiz conforme o howto que indiquei
acima falava: acrescentei uma linha no sources.list, em /etc/apt
deb http://http.us.debian.org/debian testing main contrib non-free
um arquivo em
/etc/apt/conf.d/50tiago
com a seguinte linha:
APT::Cache-Limit "141943904";
e um outro
/etc/apt/apt.conf.d/60tiagos
com a seguinte linha:
APT::DefaultRelease "stable";

No entanto, ao fazer o update do dselect, ele me indicou para instalação toda
a base do sistema testing; aceitei, pois precisava fazer o X funcionar (agora
estou começando a conhecer melhor as formas de trabalhar em console, mas para
quem conhece muito pouco é muito difícil: tem que reaprender tudo, editar,
copiar, colar...).

No meu boot, agora, aparece que a minha versão é testing/unstable. Não sei o
que significa isso, já que até onde li no site debian.org, tratam-se de duas
versões bem diferentes. Estou gostando muito, do kde 3.1.5 e das outras
coisas que vieram. Mas estou um pouco cismado, e com medo de, quando a versão
testing atual passar para stable, eu ser catapultado automaticamente - de
novo - para uma versão testing/unstable com muito menos tempo de maturação.

Considerava-me, no windows, um usuário avançado. A minha impressão do debian
linux, no momento, é que esse grau de conhecimento não é suficiente (poucas
pessoas teriam paciência para tanto - esse trajeto de algumas páginas
representou duas semanas quase obsessivas).

Não sei muito bem se este tipo de intervenção cabe nesta lista, mas me parece
que levantei algumas questões pertinentes. Esqueci de citar, aliás, que no
único momento em que tentei, consegui auxílio muito rápido nessa lista, o que
foi muito agradável e incentivador. A dificuldade de pedir ajuda é que
encontro problemas a cada dois minutos, e não dá para ficar toda hora
esperando que alguém responda - o que não faria nem sentido. O volume de
materiais para leitura é enorme, o que é muito bom, mas demandaria uma
organização muito mais refinada.

[acabei de descobrir que a minha tecla fechar colchetes não funciona, ao menos
no X. alguma dica?

abraços.

Responder a