salve [EMAIL PROTECTED],

seguinte: estou encontrando algumas dificuldades em configurar o
pure-ftpd (versão instalada  1.0.17a-1) no meu debian sid(2.4.25-1-386),
na questão que diz respeito ao chroot de usuários. ou seja, fazer com
que o servidor ftp não deixe que o usuário logado faça 'cd ..' dentro de
seu diretório.

no script de inicialização do pure-ftpd inicial, rolava a seguinte
configuração:

Starting ftp server: Running: /usr/sbin/pure-ftpd -u 1000 -E -O
clf:/var/log/pure-ftpd/transfer.log -B

percebi  que a flag -A (responsável por 'chrootar' todo mundo), não
estava setada. configurei o aquivo /usr/sbin/pure-ftpd-wrapper(que é
responsável por chamar o script com as mais variadas flags de
configuração que o daemon possui), colocando a opção -A.

ao reniciar o script, recebo:

Starting ftp server: Running: /usr/sbin/pure-ftpd -u 1000 -E -O
clf:/var/log/pure-ftpd/transfer.log -A -B

o que me leva a crer que está tudo correto, certo? errado! logo no ftp
normalmente e ao dar 'cd ..', sou jogado para cima do /home da mesma
forma que antes.

pesquisei mais um pouco e vi que se eu quizer 'chrootar' algum usuário
específico eu posso colocar um  '/./' no home do usuário especificado no
/etc/passwd. por exemplo, vou fazer isso com o usuário bob:

bob:x:501:501::/home/apache/./bob:/bin/nologin

testei a configuração e vi que realmente funciona. só que eu não
pretendo ter que abrir o /etc/passwd para cada usuário que eu precisar
configurar para que este possa acessar seu home via ftp. será que alguém
pode me dar uma luz?

agradeço desde já!!!

um abraço a todos.

  .,p**"*=b_    Marco Almeida da Silva
 ?P"  .__ `*b   Technology / Tech Support
|P  .d?'`&, 9|  Rits - Network Information of Third Sector
M:  |}   |- H'  [EMAIL PROTECTED]
&|  `#?_._oH'   +55-21-2527-5494
 `#?.
   `^~.