Salve Galera, Agradeço a todos por terem respondido!

De fato, percebi que o render  do firefox e do mozilla 1.6 < tem muito que melhorar;
A Versão 1.7 obtive um ganho de performance compativel e aceitável;

O Opera simplesmente ficou mais rapido que o IE, por isso acredito não ser  nada a ver com o X ou com o Linux e sim com o Borwser.

O Galeon é mais rápido que o firefox e o mozzila <1.6 porém o 1.7 está mais rápido que o GALEON.
Sites como o TERRA, UOL, etc e tal. todos SÃO ACEITÁVEIS, Agora, sites da minha INTRANET onde tem páginas com 5 IFRAME mais 150 divs diagramas de forma a blocar o conteudo e cores, 30 INPUTS em uma mesma e mais uns 100KB de JS, o OPERA matou a pau, ficou mais rapido que o IE. Porém, ele não é ainda 100% compativel com a DOM. Ele estoura alguins DIV, elementos, etc. Não obdece corretamente as instruções do DHTML, ponto negativo pro OPERA.

Eu fico com o MOZILLA 1.7 apesar de estar mais lerdo que o IE, consegui uma performance aceitável. Muito BOM mesmo. Acredito que o Mozilla irá melhorar ainda mais.. ;-)

Ainda sou MOZILLAAAAAA!!!

Obrigado

Sucesso"

--

  .~.
 / O \  Gustavo Moda

"Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu"
Luiz Fernando Veríssimo