www.tldp.org --> The Linux Documentation Project

> Em condições normais, o trivial eu me viro vem, no entanto nunca fiz uma
> instalação desse tipo pela porta paralela.

Tive uma situação meio parecida com a sua, mas tinha a facilidade de ter um
leitor de CD disponível. O meu problema era que não podia instalar tudo a
partir do CD por algumas razões: o disco rígido também era pequeno cerca de
300 MB, e eu precisava usar nfs) e precisava de uma versão mais recente do X,
pois a placa de vídeo não era reconhecida pela versão do woody. É claro que
ter o CD facilitou muito. Mas tem várias distribuições pequenas, feitas
normalmente para usar como firewall/NAT. Resta saber se elas incluem suporte
a PLIP.

Mas resumindo, de cabeça:
Você vai precisar, antes de mais nada, de um cabo de comunicação direta pela
porta paralela (fácil de achar). Em seguida, de um kernel com suporte a PLIP
(nos dois computadores). Depois do boot, é só configurar a rede normalmente,
como você faria com uma placa de rede (ifconfig, alterar
o /etc/hosts, /etc/network/interfaces, route). Não lembro mais direito dessa
última parte, mas se você tem alguma experiência com redes não é muito
complicado.
E aí você tem uma rede normal, como qualquer outra.

O outro problema que você terá, imagino, é a memória. Ele tem suficiente para
o X?

abraço,

tiago.