On earth date Mon, 15 Nov 2004 01:48:22 -0200
the carbon unit named "Aldo Boger Torres" <[EMAIL PROTECTED]>
wrote:

> Aldo Böger Torres
> Olá. Instalei o Debian 3.0R2 e estou usando o KDE. O que falta agora
> para utilizar o Debian é conseguir fazer o modem e a placa de som
> funcionarem. Se a placa de som e o modem não funcionan ao instalar o
> Debian é porque não vem com drivers para o modem e placa de som que eu
> tenho? Onde consigo um drive para modem lucent para a versão do Debian
> que estou usando? Obrigado

Seguinte: se seu Lucent for V92, não vai funcionar pq ainda não tem
driver dele pra Linux.
Se for V90 ou qq outro, procure em linmodems.org. Se bem me lembro, lá
deve ter pacotes Debian já prontos para uso com um dos kernels padrão.
Se vc compilou seu próprio kernel ao invés de usar um dos pré-compilados
do Debian, vc terá que baixar os fontes e compilar.

Quanto à sua pergunta, o Debian não vem com os drivers para modems
Lucent pq esses drivers não são livres; a Lucent liberou os drivers para
os modems dela como uma combinação de alguns arquivos de código C e
outros já pré-compilados (*.o), portanto o driver é um software fechado
e proprietário e não se enquadra nos 'requisitos' do Debian (DFSG) e por
isso não é incluído na distribuição padrão. Mas vc não deve ter muitas
dificuldades para instalá-lo, usei um modem Lucent por uns dois anos no
meu Debian sem problemas.

--
SmileyByte                          .O.
                                    ..O