Após várias horas de testes, funcionou !
Pelas diversas dicas desencontradas q apareceram akí, deve haver mais de uma forma de colocar um mouse PS2 funcionando no sarge com kernel 2.6 e XFree86 4.3.0-dsfg, mas eu vou descrever a q funcionou p/mim !

primeiro, coloque os seguintes módulos no /etc/modules ( ou use o modconf, tanto faz ! )

mousedev
psmouse

e então, nas entradas referentes ao mouse no /etc/XF86Config-4 coloque algo assim :

Section "InputDevice"
   Identifier    "Configured Mouse"
   Driver        "mouse"
   Option        "CorePointer"
   Option        "Device"        "/dev/psaux"
   Option        "Protocol"        "NetScrollPS/2"
EndSection

No meu caso é um mouse com scroll Logitec, acredito q se o mouse não tiver o scroll ( rodinha ) a linha correspondente deve ser omitida . Agora está funcionando, com XFce 4.2 do http://www.os-cillation.com/article.php?sid=37 e com aplicativos Gnome rodando MUITO rápido !! A máquina é um modesto Duron de 1.2 GHz, 256 MB de RAM e um HD velho de 15 GB Quantun, aplicativos como o Gnumeric e o Abiword entram em menos de 2 segundos !!!
O Mozilla Firefox entra em 3 segundos !!
Os aplicativos do OpenOffice q são BEM mais pesados entram em 6 segundos .
O Mozilla Firefox com kernel 2.4 e XFce 4.06 entrava em 6 segundos !!
Gostei da performance, e eu diria q o trabalho p/colocar o mouse funcionando compensou de longe !!

Fábio Rabelo

Responder a