Em Terça 18 Janeiro 2005 11:24, Marcio de Araujo Benedito escreveu:

> Concordo com vc, mas não se trata apenas de garantia. Trata da
> legalidade em instalar o produto comprado em outro sistema operacional.
> A eula tá escrito M$ Office para windows, se instalar em outro sistema
> está errado. Tenho uma consulta formal sobre isso, e quem quiser é só
> mandar uma e-mail para a M$ que eles respondem.

Se for mandado um e-mail para a M$ é óbvio que eles vão responder que é ilegal
a instalação de um software deles no Linux. Mas vindo tal resposta de uma
empresa a qual já é de conhecimento público as suas estratégias para domínio
do mercado não seria inesperado. O fato é que existem normas, regulamentos,
leis os quais devem ser respeitados em cada pais. Se a EULA é uma das
organizações com tal finalidade nos EUA, bom para a Microsoft que pode
realizar tal procedimento EM SEU PAIS.

Sinceramente NÃO SEI se existe alguma norma, regulamentos ou algum orgão
competente (comparada a EULA) para tal fim no Brasil mas antes de tudo temos
nossas leis e a dos consumidores é das mais fortes (infelizmente no Brasil
temos que usar essa terminologia de lei forte e fraca) e respeitadas. Não é
atoa que quando você acionou o PROCON a conversa passou a outro nível.

Como você mesmo disse a empresa não pode incluir uma cláusula abusiva em seu
contrato e este me parece o caso na instalação de um software em outro SO.

Esta é apenas uma opinião
:-)
 Rafael Girão Guimarães

Responder a