Luiz Carcerelli wrote:
El Thu, 20 de Jan de 2005, a las 06:19:05PM -0200, Marcos Vinicius Lazarini
dijo:

Vale mencionar que eu já tinha feito o download dos pacotes previamente, ou seja, esse é o tempo líquido mesmo :-) Observe que no total dessa parte foram umas 30 e poucas horas de compilação!!

Vale mencionar que pouco tempo atrás (uma ou duas semanas) passou do kde 3.3.1-2 pro 3.3.1-3 e eu não estou nem um pouco a fim de esperar tanto tempo assim pra uma mudança tao minuscula... Sem mencionar tbm o OpenOffice (que eu compilei depois, não tá nessa lista), que passou do 1.1.3 pro 1.1.4. Alias, sobre o OO botei pra compilar um dia de noite e só terminou na hora do almoço do outro dia! Sem mencionar os gigas ocupados durante a compilação.

Alias, acho que vou dar uma sugestão pros caras fazerem a ferramenta de atualização de arquivar o tempo que demora pra compilar cada pacote, assim podemos fazer uma estimativa mais clara das atualizações :-D

--
Marcos

E o resultado? O desempenho melhora significativamente?

Olha, o KDE fica mais rápido sim, perceptivelmente. É dificil estimar qto, mas eu diria que uns 20% mais rápido (e eu compilei apenas usando a flag '-O3', sem nada mais). Por exemplo: no mozilla no debian, eu praticamente consigo acompanhar o KDE desenhando as primitivas de um dialog box: a barra de título, depois o retângulo da janela, pinta da cor de fundo, escreve o texto, etc.. Já no Gentoo, esse processo é mais rápido e dificil de notar os passos; mesmo assim é infinitas vezes mais lento que um dialog box do windows.

Talvez  para uma máquina com poucos recursos e com poucos pacotes, leves
para instalar e compilar, pode até valer a pena. O cara leva uma semana
para colocar tudo funcionando, Abiword, Nedit Vim, Mutt, Mp3blaster e
coisas do tipo. Funcionou tá bom não tem muito o que mexer. Qual sua
opinião?

Dizem que o problema é a primeira compilação do programa. Depois, vc pode continuar usando-o enquanto o novo é compilado - mas não sei como isso se comporta em aplicativos multi-pacotes ou com várias dependencias... Mas uma vez que tud esteja configurado, é uma mera questão de dar o comando de atualizar e esperar a compilação - se vc não fica dando reboot nem desliga o micro de noite, pode nem ser tão ruim.

A ferramenta que indica quais pacotes tem bugs de segurança e devem ser atualizadas não vem por default, e é considerada beta. a solução é ir atualizado tudo mesmo... ou ficar pegado na mao, o que pode ser um problema.

O que realmente me surpreende é o espaco em disco ocupado... fica beem maior que o binário do debian - talvez isso faça parte de uma das otimizacoes; o famoso 'trade-off' da computação: velocidade vs. espaco ocupado

Ah! eh possivel gerar um 'pacote' com os binários que vc compilou pra instalar em outras máquinas. Assim, se for o caso, vc pode usar uma outra máquina mais rápida (com gentoo, claro) pra fazer o serviço sujo pra sua maquininha lenta... :-)

Se vale a pena? Bom... depende da pessoa; aqui em casa eu prefiro sempre ter acesso as novidades, apesar de não usar tanto assim. Agora, demorando todo esse tempo fica dificil!

E ai? Estou convencendo alguns a testarem o Gentoo? :-D

--
Marcos

Responder a