On Fri, 21 Jan 2005 16:02:49 -0200, Miguel Filho
<[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> No sistema de arquivos local, vc usa o comando umask. Não sei se seria
> mesma coisa no NFS, mas dê uma olhada.

Ao montar vc pode especificar o umask:

mount –t vfat -o user,rw,exec,umask=000 /dev/sda1 /mnt/sda1

Mas não achei nenhuma referencia ao umask no man do exportfs...

BTW, existem algumas formas de monitorar arquivos e diretórios, as
mais 'famoras' são com o FAMd e o dnotify. Mais informações no man
deles ou em http://www.devchannel.org/devtoolschannel/04/05/13/2146252.shtml.

HIH!
--
Andreyev