Caro unholycurse, sua dica foi muito útil mesmo,

Mas estou tendo dificuldades em descobrir qual é o
módulo relativo a esta placa, eu estava achando que
era ens1370, ens1371 ou sbawe (que não está na lista
kernel/sound/pci modules) mas já tentei os dois
primeiros e não deu certo.

Outra coisa que acontece é que quando eu saio do
modconf e volto outra vez aparece o sinal de - denovo
como se tivesse desabilitado outra vez, mas acho que
não desabilitou pq eu rodo o alsaconf e ele roda os
módulos que eu tinha adicionado, mas não acha a minha
placa de som.

Se alguém puder ajudar...

Repetindo: o modelo da placa é AWE Creative PCI TECH
'96 CT8920-NBQ