Em 15/08/05, Cicero Neto<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Olá lista,

 Olá Cícero.

> venho por meio deste, relatar minha indiguinação com relação a alguns
> problemas sérios com o LINUX que parece que NUNCA irão superar o rWindows.

  Ok, vamos ver então o que abrange sua indignação e o que tanto o aflige.

> Atuo com LINUX a 8 anos,porém sempre na parte de servidor, com relação a
> DESKTOP o linux está milhôes de anos LUZ distante do rWindows.

 Que bom, parabéns pela desenvoltura e principalmente pelo tempo
dedicado a parte de servidores. Não vou comentar há quantos anos
trabalho com linux, porque acredito que isto não é fato plausível para
determinar tecnicamente o conhecimento adquirido de um usuário e
principalmente o foco a que ele se dedicou. Nem sempre quantidade é
sinônimo de qualidade.

 > Falo isso, devido a grande criatividade dos desenvolvedores, em criar
> aplicações que :
> 1 - possuiem 18 consuantes e nenhuma vogal, nem dá pra pronunciar

 Pois é, nomes até mesmo os nossos nem sempre temos a oportunidade de
escolhê-los, mas como meritocracia da execução do projeto, cabe ao
desenvolvedor determinar como chamar sua criação. Podemos até
sugerir-lhe uma modificação, afinal o código geralmente é aberto e
todos são extremamente suscetiveis a receber sugestões. Vc por acaso
em algum momento de insatisfação pessoal, já enviou um email para o
desenvolvedor sugerindo outra opção?
 Se se não o fez, isentou-se de poder colaborar e ajudar a si mesmo.

> 2 - sempre pede dependencias que nem sempre são satisfeitas;
 Humm...e pergunta:  qual sistema operacional que vc conhece, que já
precisou instalar um aplicativo e não houve erro algum de
dependências? Seja durante a instalação ou na tentativa de
desinstalação?

> 3 - o usuário tem que fazer um curso na nasa pra poder instalar e ou usar as
> aplicações;

 Não é bem um curso da nasa, talvez a complexidade dos que vc já fez,
tenha sido por demais exagerado por seus instrutores e com isto ficado
quem sabe um tanto quanto vago para vc? Já trabalhei com aulas de
Matémática, Física e Química(segundo grau e cursinho) durante cinco
anos, trabalho com cursos de linux desde 2001. E em sala de aula,
sempre procurei não simplesmente passar uma informação mas buscar
entender o que as pessoas presentes gostariam de saber e qual seria a
melhor forma de explicar-lhes.
 Procure rever seus conceitos e quem sabe uma outra didática não lhes
seria conveniente até mesmo para tirar-lhe a imagem de complexidade do
linux.

> 4 - vc baixa o flash e não consegue instalar o pluguin, pois o instalador
> diz que o path é inválido;

 Humm, mas path é um conceito que vem do bom e velho DOS, e no
windows, ao instalar qualquer aplicativo, boa parte deles também nos
sugere ou pede que indiquemos um local de instalação, é sensato que o
usuário procure ter atenção nestes detalhes até mesmo porque caso ele
preciso modificar algo, nem sempre tem um InstallShield(não sei se é
assim que se escreve) para auxiliar.
 Vc não sabe onde está instalado por exemplo seu internet explorer?
Qual o problema em passar um path para o Flash?
 Conhecer a estrutura do sistema de arquivos é fundamental até no
windows, senão a pergunta: Onde salvei meu arquivo?

> 5 - vc instala o postgre e ninguém no planeta consegue conectar ao servidor,
> que lixo!

 Vc ainda não conseguiu instalar o postgSQL? Não entendi sua frase,
afinal a instalação dele como de qualquer outro BD em qualquer sistema
operacional tem os mesmos principios de conectividade. Relate melhor e
começe a participar das listas de discussão, que existem tanto no
Windows, quanto no linux.

> 6 - se vc tem o PHP para web, como você usa o PHP+GTK no Linux e ou
> rWindows?

 Opa é mais uma dúvida? Segue abaixo um bom link sobre isto, inclusive
sobre a instalação:  http://www.php-gtk.org.br
  Até vou te adiantar uma parte:
 Instalação para Windows
Instalação de pré-requisitos

Distributed Component Object Model

    faça o download e instale o dcom95.exe (para windows 95)
    Baixar dcom95.exe

    ou o dcom98.exe (para windows 98).
    Baixar dcom98.exe
    Para windows me, xp, nt, não é necessário.

Microsoft Data Access components

    Faça o download e instale o mdac_typ.exe
    Baixar mdac_typ.exe

Instalação do PHP-GTK

Procedimentos

    Descompactar o arquivo php-gtk-1.0.0-win32.zip no Diretório raíz (C:\)

    Veja a estrutura criada:
    C:\ php-gtk-1.0.0-win32

        \php4 => Executáveis do PHP e do PHP-GTK
        \test => Programas de Exemplo
        README.TXT

  # Mova o subdiretório "php4" para o diretório "C:\php4";
  # Mova o arquito "C:\php4\php.ini-gtk" para "C:\php4\php.ini";
  # Mova o subdiretório "test" para o diretório "C:\php4\test";

  # Apartir deste ponto, o PHP-GTK já está instalado, veja como rodar
as aplicações:
    As aplicações php-gtk podem ser inicializadas pela linha de comando:
    # c:\php4\php c:\php4\test\hello.php

    Ou, evintando a janela do MS-DOS:
    # c:\php4\php_win c:\php4\test\gtk.php

Instalador (contribuição Daniel Braga)

> 7 - configurações de video, rede, som, instalação de games, na maior parte
> das vezes, dá tudo errado!;

  Humm,,, mais uma vez, esteja sempre atento as atualizações das
principais ferramentas de configuração envolvidas em cada um dos
processos, acredito que realmente elas não se atualizam na velocidade
que precisamos, pois até mesmo as grandes empresas que produzem o
hardware somente há pouco puderam perceber o campo de retorno
financeiro e agora estão começando também a distribuir drivers já para
linux. Mas isto nunca impediu que por exemplo utilizássemos drivers
altenativos, como o vesa.
 Games: Realmente é uma parte que precisa de muito investimento até
porque para isto, no momento infelizmente as empresas de jogos
precisam obter retorno de seus investimentos e isso ainda é no
windows. Mas já temos grandes iniciativas como o Cedega e outros.
 Lembrado, qualquer um destes itens pode dar errado inclusive no windows.
 Quer um exemplo? Pegue um modem LG interno 56K, PCI, instale no
windows 2000,no 98, no XP. Dai tente colocar o mesmo no XP já com o
service pack2, me diga o que acontece. Pois é, vc nunca recebeu uma
mensagem ou mesmo um aviso de lançamento do windows, dizendo quais
hardwares ou aplicativos poderiam se tornar indisponiveis ou não
apresentarem compatibilidade?

> 8 - o KDE e o GNOME são MONOLITOS extremamente pesados, sempre ficam
 > um  lixo!

  Se vc conseguir deixar o XP mais rápido em uma na mesma máquina onde
vc instalou o KDE ou Gnome, me avise. Dae eu te mostro como configurar
suas interfaces gráficas retirando aplicações desnecessárias e/ou
otimizando-a.

> 9 - tudo é muito difícil e extremamente complicado, não sei qual é a
> vantagem nisso???
 Vantagens?
 Humm, vc disse que utiliza há oito anos a parte de servidores né?
Porque usa todo este tempo se não apresenta vantagens. Antes que diga
que não usa desktop, se nesse mesmo periodo de tempo tivesse dedicado
uma parcela ao uso e personalização do seu desktop.... saberia
mensurar as vantagens.

> 0 - É por isso que todo mundo usa rWindows e desce a lenha no linux, que
> poderia chamar LIXIX!

 Não, felizmente o que vc disse é um erro enorme, todo o mundo não usa
Windows. Eu por exemplo não estou usando, assim como vários outros,
não poderemos fazer parte desta sua pesquisa, onde foi mesmo que vc
obteve estes dados?
 Agora, se vc disser que uma grande parcela ainda utiliza e prefere
windows, dai eu tenho que concordar. Mas, fazer o que, a diversidade
existe e é necessária ao crescimento e desenvolvimento da espécie.

> Se alguém discorda de meus comentários, navegue na Globo.com e tente ver
> algum video, entre numa rádio web e tente ouvir algo, nada funciona,

  Opa acabei de andar no site, não tive problemas, bastou alguns
plugins instalados corretamente. Caso precise de orientação sobre como
proceder,faça uma visita ao google, foi lá onde consegui ajuda para
instalar os meus.

> servidor vai muito bem obrigado,

  Ainda bem, mas procure concentrar um pouco de sua energia em outros
pontos, quem sabe poderá surpreender-se com o que poderá aprender.

>mas desktop é uma grande porcaria, pois os
> gênios que criam as aplicações só pensam neles mesmos e na sua grande
> genialidade que só eles mesmos conseguem entender, acho isso uma grande
> idiotíce!!

  É verdade, é uma grande idiotice, assim como vc falou, mas...
idiotice o fato de não perceber que não são grandes gênios como vc
alardea, mas apenas pessoas com focos de trabalho e dedicação
diferentes do que por exemplo eu ou vc fazemos. Por isto existem as
especialidades em todo o ramo do conhecimento. Se por isso todos forem
considerados gênios, então...

> Hoje o linux está cheio de XIITAS ou XITAS, não sei qual é a melhor
> definição???

 A melhor definição não é com certeza fechar os olhos e simplesmente
atirar pedras, gritar ao vento sua insatisfação, e quem sabe a própria
dificuldade de enxergar suas próprias limitações?
 Procure participar, ajudar, fazer parte de uma comunidade, vai
perceber que os que vc chama de xiitas, estão dispostos a ceder parte
de seu tempo para dirimir não somente suas dúvidas, mas a da
comunidade como um todo.
 Reclamar é fácil, agora tente fazer o mínimo de colaboração junto a
comunidade, tente trabalhar como voluntariado.

> Quando os criadores pararem de criar essas aberrações e começarem a
> facilitar a vida do usuário,quem sabe o LIXIX, daqui uns 100 anos, terá
> lugar ao sol.
  Pois é, como dizem, realmente muitos falam, mas poucos são os que
levantam a bunda(peço desculpas a quem ler este, pela utilização do
termo, mas não achei nenhum outro mais conveniente) da cadeira para
ajudar e colaborar para a realização de um feito.

> Normalmente posto dúvidas nesta lista e NUNCA esclareci nenhuma, o pior é
> que recebo algumas vezes, comentáriso completamente RETARDADOS!, de >uma
> mentalidade de 10 anos ou menos.

  Faz, parte, assim como seus próprios comentários citados acima.

> Caro internauta, se vc não sabe direito, oque escrever não escreva nada,
> para não ficar falando besteiras.

 Realmente, faço das suas , minhas palavras de retorno, mas dirigidas
somente a sua pessoa. Não aos demais internautas.

> Muito obrigado a atenção da lista e por favor façam comentários sobre o
> assunto, inclusive me chingando, não tem problema algum.

  Com certeza, afinal a lista é pública, mas cuidado, não vamos
começar a alimentar os TROLLS.

> Sou um amante e intusiasta do LINUX, mas que tá difícil tá!!!

  Quase sem forças pelo que vejo, mas... continue com seu entusiasmo,
ele vai fazer parte do todo para que juntos consigamos fazer a
diferença e quem sabe no futuro evitar emails parecidos com o seu?

> Como posso apresentar soluções para clientes se o volume de problermas é
> gigante, os rautus são muito mau escritos, os livros são cheios de lacunas e
> os cursos são a maior biqueira!

 Se vc depender de aprensentar soluções para seus clientes somente a
partir dos rautus, então vc realmente está com problemas, afinal eu
não o contrataria sabendo que minha resposta pode ser encontrada em um
rautu. A partir do momento que vc está provendo uma solução o mínimo
que vou esperar é que vc utilize os rautu apenas como base para sua
própria documentação e resultados finais.
 Assim que vc conseguir fazer uma solução própria, ajude o mundo dos
rautu, publicando os seus.Verá que com este pequeno gesto vc fará a
diferença.

 Cursos...
 Procure melhor, não serei antiético em relação a isto. E quem sabe,
vc com estes 8 anos de experiência não poderá até mesmo montar um
curso melhor dos que o que vc já participou? Parto do principio que vc
já conhece o que o desagrada então é só corrigir estas partes...

> oBRIGADO.

  Não por isto..

 Sds

Eloi