Marcos,

Você está enganado, em um esquema RAID 1, com 2 HDs, você pode perder um disco, pois eles são espelhados um no outro. E em um esquema RAID 5, com 3 HDs, você também pode perder um HD porquê uma unidade fica dedicada a fazer a paridade entre os dois outros HDs.

Aqui no trabalho nós usamos RAID 5 (por hardware) com 6 HDs, podemos perder até 2 HDs sem problemas... mas 2 unidades são dedicadas somente a armazenar a paridade. Pra falar a verdade nós já perdemos um HD, e foi só espetar outro no lugar pra ele reconstruir o RAID baseado nos dados de paridade, sem parar o servidor.