Vou falar uma coisa: conheco muita gente que odeia essas mensagens
telegráficas, cheias de 'jargões';

Eu não me importaria se elas me dessem um caminho a seguir para encontrar o problema e resolve-lo

acha que estamos considerando o
usuário um idiota, e deixamos ele totalmente dependente do suporte (que nem sempre está disponível naquele instante).

O mmeio como se conseguiria enstas informações pode ser mais de um:
- Um dominio na net
- Uma base de dados em formato man
- Algumas paginas de html na maquina.

Também conheco gente que nem lê as msgs de erro, e simplesmente para até que alguem venha resolver pra ela.

Para estas não existe muita  coisa a ser feita, a não ser treinar muita gente, para que quando ela precisar tenha alguém ao seu alcance

Agora...
Pq não escrever direto, ao invez de erro 00010, a string 'retire o
disquete do drive e pressione enter'?

Bom, neste exemplo seria  muito simple,  mas imagine um erro que precise de muito texto, como faria? Eu sei, eu sei; diga apenas o erro e mande o usuario ir correr atras, mas devemos lembra que muitas pessoas não querem ficar lendo paginas e mais paginas somente para ver seu dvd que acabou de compra.

Eu sou a favor de aumentar a qualidade das mensagens de erro, e aumentar a qualificação dos usuários.

afirmação acima.
E  não acho que todos deveriam ser  "feras"  no computador  pelo  fato de o usarem, eu por exemplo gosto muito da minha moto, mas não faço a menor ideia de como mexer em seu motor; minha casa foi feita em alvenaria e mesmo que eu me dirija todos os dias para ela, não saberia como construi-la sozinho.

Quem nunca teve ódio da msg 'error: device is busy' ao tentar desmontar alguma coisa? PQP, pq o negócio já não mostra alguma coisa útil, tipo um comando pra tentar descobrir quem é o pilantra??

Exatamente o que estou dizendo, com uma pagina identificada a pessoa iria até ela e veria uma possivel solução para o  'error: device is busy'.

Alias, sou a favor de que sempre haja um 'guru' por perto, mesmo que por e-mail, para solucionar os problemas mais graves. Ele sim deveria
entender essas msgs e dar cabo do pau. (Dar a senha de root pra quem não entende direito o que está fazendo é pedir pra ter dor-de-cabeça mais cedo ou mais tarde.... vira windows)

É, eu queria ter uma linha direta com um deles, para que ao primeiro problema eu a usasse e pronto, problema resolvido, mas o mundo não é como gostariamos que fosse né?

--
Porque dele, por ele, para ele são todas as coisas;
a Ele a glória eternamente.

Responder a