Oi Everton:

Eu não posso ajudar muito sem saber que regras foram colocadas no Iptables.
Mas o Iptables não é bicho de outro mundo. Acho menos problemático que o
Squid....

Eu acho que você tem que liberar _tudo_ para entrar (INPUT) e sair (OUTPUT)
dessa interface:

iptables -A -s lo -j ACCEPT
iptables -A -d lo -j ACCEPT

> útil, foi configurar tanto a minha maquina,
> quanto a segunda maquina a usarem como gateway a própria maquina Linux
> (a minha!).

Aqui tem uma coisa que eu não faria. A outra máquina está OK, mas a sua deve
ter outro gateway, configurado dinâmicamente ou não. Ele deve ser indicado
para você pelo provedor que vocês usam.

Abraços, Artur.

--
Artur F. Pimentel