Para mim o Ubuntu e o Debian são excelentes distros.
O que eu prezo no Ubuntu é a facilidade dele, é uma distro muito
fácil, bonita, com ferramentas bacanas e um suporte à drivers muito
grande (distro com maior suporte à drivers atualmente).
Eu continuo usando o Sarge, mas ao mesmo tempo considero o Ubuntu uma
excelente distro e com certeza usaria as duas distros se tivesse um
notebook.