O acpi=force no grub diz exatamenente para o kernel usar acpi, pelo que entendo...

Exatamente, Tiago. Essa opção diz ao kernel: 'olha, se vire aí, nem quero saber, mas ative a droga do ACPI!'. Pelo que entendi da mensagem do Ricardo, ele quis dizer que 'acpi=force' ativava um suporte ao controlador ACPI que *não o do kernel*. Foi nisso que enxerguei erro.

Quem dá suporte a esse tipo de hardware é o kernel. A opção só diz a ele pra ativá-la, de maneira forçada, já que, por algum motivo, ele não o fazia normalmente. É assim que eu entendo a coisa. E nem faz muito sentido, pra mim, ser diferente, porque não faz parte das atribuições do grub gerenciar coisas dessa natureza. Ele apenas faz o que pode para transferir o controle da máquina a um sistema operacional, e esse é quem faz o resto.

Bom, é isso aí. Se entendi a mensagem do Ricardo erroneamente - pode acontecer -, corrijam-me. Se entendi certo, mas meu conhecimento está incorreto, idem. 'else { }' - ;) -, posso ter esclarecido alguém.

Abraços,
Ivo