Olá Frederico,

Já chegou o servidor DELL e graças às tuas dicas a instalação do debian sarge foi fácil.

Devido à minha inexperiência em sistemas RAID, parece-me que o sistema RAID 1 que configurei durante a instalação do debian (debian-installer) não ficou 100%.

Acho que  o sistema criou o RAID mas não está usando o segundo disco para mirror.

Eu fiquei muito confuso durante a configuração do RAID 1 no debian-installer e provavelmente daí deve estar o erro.

Alguem sabe onde encontrar documentação sobre como configurar RAID 1 por software  usando o debian-installer ?

As saídas dos comandos são:
# cat /etc/mdadm/mdadm.conf

DEVICE partitions
ARRAY /dev/md5 level=raid1 num-devices=1 spares=1 UUID=a26938dc:abfc3792:43e388be:5045fe61
   devices=/dev/sda8,/dev/sdb8
ARRAY /dev/md4 level=raid1 num-devices=1 spares=1 UUID=ed6571f0:d9d04026:5d2ff758:d75c9cb1
   devices=/dev/sda7,/dev/sdb7
ARRAY /dev/md3 level=raid1 num-devices=1 spares=1 UUID=002c31da:b0f0c108:439b5684:ec468af6
   devices=/dev/sda6,/dev/sdb6
ARRAY /dev/md2 level=raid1 num-devices=1 spares=1 UUID=98834561:c4210447:88da89b7:90bdbdae
   devices=/dev/sda5,/dev/sdb5
ARRAY /dev/md1 level=raid1 num-devices=1 spares=1 UUID=55940346:9a45f8fa:6e6649f5:6a0623c1
   devices=/dev/sda3,/dev/sdb2
ARRAY /dev/md0 level=raid1 num-devices=1 spares=1 UUID=4e081f0a:f544139f:55feb118:d20b8519
   devices=/dev/sda2,/dev/sdb1

# cat /proc/mdstat
Personalities : [raid0] [raid1] [raid5]
md1 : active raid1 sda3[0] sdb2[1]
      14651200 blocks [1/1] [U]

md2 : active raid1 sda5[0] sdb5[1]
      24410624 blocks [1/1] [U]

md3 : active raid1 sda6[0] sdb6[1]
      24410624 blocks [1/1] [U]

md4 : active raid1 sda7[0] sdb7[1]
      2931712 blocks [1/1] [U]

md0 : active raid1 sda2[0] sdb1[1]
      9767424 blocks [1/1] [U]

md5 : active raid1 sda8[0] sdb8[1]
      1919616 blocks [1/1] [U]

unused devices: <none>

e do dmesg dá:

md: md5 stopped.
md: bind<sdb8>
md: bind<sda8>
raid1: raid set md5 active with 1 out of 1 mirrors
md: md0 stopped.
md: bind<sdb1>
md: bind<sda2>
raid1: raid set md0 active with 1 out of 1 mirrors
kjournald starting.  Commit interval 5 seconds
EXT3-fs: mounted filesystem with ordered data mode.
Adding 1919608k swap on /dev/md5.  Priority:-1 extents:1
EXT3 FS on md0, internal journal
Capability LSM initialized
md: md4 stopped.
md: bind<sdb7>
md: bind<sda7>
raid1: raid set md4 active with 1 out of 1 mirrors
md: md3 stopped.
md: bind<sdb6>
md: bind<sda6>
raid1: raid set md3 active with 1 out of 1 mirrors
md: md2 stopped.
md: bind<sdb5>
md: bind<sda5>
raid1: raid set md2 active with 1 out of 1 mirrors
md: md1 stopped.
md: bind<sdb2>
md: bind<sda3>
raid1: raid set md1 active with 1 out of 1 mirrors

Grato pela vossa ajuda,
Paulo