No dia 02/11/2005 às 14:09,
Guilherme Rocha <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> tenho uma máquina em  que  foi perdia a senha de root, e a pessoa
> responsável anteriormente não está acessível...
>
> Onde posso encontrar um material sobre como removê-la ou alterá-la sem
> ter a atual em mãos?

1) Pegue um live-cd, pode ser kurumin ou outro;
2) Dê boot na máquina que perdeu a senha de root;
3) Torne-se root na distro do live-cd;
4) Monte a partição que contém o sistema do hd;
5) como root no live-cd, use o chroot para mudar o / do sistema para o
que está no hd, por exemplo:
# chroot /mnt/hda1
6) Digite 'passwd' no ambiente chroot e vc vai mudar a senha de root do
sistema que está no hd.
6B) Saia do chroot, 'exit', desmonte o sistema do hd, umount /mnt/hda1;
7) Reboot;
8) Entre no sistema que está no hd, logue-se como root para verificar se
tudo correu bem.

É fácil assim. Por isso que sem segurança física não adianta ter mil
recursos de proteção no servidor ;)

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

De um jogador do Bahia ao se transferir para o Flamengo:
'meu coração agora só tem uma cor: rubro-negro'.