Pessoal,

Esta dúvida é mais de configuração de rede do que de Debian
propriamente dito. Estou postando aqui por não ter encontrado até
agora local mais apropriado.

Tenho um sistema Debian que roda três servidores, um SSH, um HTTP e um
SubVersioN. O sistema está atrás de um roteador com as devidas portas
redirecionadas. O problema é que nem todos os servidores estão
acessíveis para qualquer máquina na Internet.

Fiz uma experiência com meu SSH e HTTP nas portas 2222 e 8000
respectivamente. Tentei acessá-lo a partir de duas máquinas
diferentes, em locais diferentes. Uma das máquinas (que vou chamar de
A) podia acessar os dois servidores, enqüanto a segunda (que vou
chamar de B) só acessava o servidor HTTP . Eu, como bom leigo
desinformado, pensei que a sub-rede onde estava conectada a segunda
máquina (B) estava bloqueando tráfego para a porta 2222.

Fiz um segundo teste, invertendo as portas dos servidores. Surpresa:
eu continuava conseguindo acessar o servidor HTTP (agora na porta
2222), mas não o SSH na 8000.

Eu já estava me acostumando à idéia de que a máquina B não sabia era
falar SSH com meu sistema específico, quando coloquei o servidor SSH
para escutar sua porta padrão (a 22). Para minha nova surpresa, agora
tanto a máquina A quanto a máquina B têm acesso ao SSH.

A questão é que coloquei também um servidor Subversion (que escuta por
padrão a porta 3690) e a máquina B não consegue acessá-lo diretamente,
enqüanto a máquina A consegue perfeitamente. Claro que, agora com o
serviço SSH rodando normalmente, posso tunelar a porta 3690, mas seria
bem mais higiênico acessar o servidor subversion diretamente.

Não entendo muito de redes, servidores, portas e protocolos, mas fiz
meu dever de casa no google nosso de cada dia. Porém, por não saber
muito bem onde procurar, ainda estou preso.

Alguém tem alguma idéia?

Abraço,

Thiago Arrais

Responder a