eu fiz um script pra isso, é bem simples, mas voce pode dar uma olhada,
incrementanda nisso

http://www.debianfordummies.org/wiki/index.php/Alta_Disponibilidade_de_links

esse link trabalha assim

ele testa o ping, com um endereço definido por voce, se o ping estiver
ok, ele mantem o link, senão, ele troca o link, voce tem que customizar
ele no caso para sua situação, de uma olhada, ja te da alguma idéia no
minimo

--
Pruonckk le Punk

http://www.debianfordummies.org