Isso eh um assunto academico e se ve em faculdades de ciencia da computacao.

Há muitas coisas envolvidas e talvez sua pergunta tenha a haver com como criar o compilador.

Há técnicas especificas para cada fase de criação do compilador, sendo que elas sao seis.

Logicamente vc deve definir os comandos de sua linguagem e o que eles fazem, apos isso, a contrucao do compilador envolve 6 fases:

Analise lexica

Analise sintatica

Analise semantica

Geração de codigo intermediario

Otimização de codigo

Geração de codigo final

Logicamente isso esta resumido, e cada uma dessas fases faz tarefas especificas sobre cada coisa.

Olha na pagina da disciplina que eu tava fazendo na faculdade que vc vai encontrar td organizado: http://pucrs.campus2.br/~jribeiro/Compiladores_I/Aula01.pdf

Falow!