On Wed, 15 Mar 2006, Phibos wrote:
> A título de curiosidade, um mirror oficial do Debian, necessitaria de
> quanto espaço, banda, poder de processamento e memória?
> É muito complexo o processo para colocar o mirror na página oficial do
> projeto?

Sobre as necessidades dos mirrors, ver
http://lists.debian.org/debian-mirrors-announce/

Mais especificamente,
http://lists.debian.org/debian-mirrors-announce/2006/02/msg00000.html

Quanto a ser mirror oficial, se você quer dizer entrar na lista em
"http://www.debian.org/mirror/official_sponsors";, é quase impossível.

Se o que você tem a oferecer excede 10Mbit/s de banda de rede livre direto
para a RNP2 ou para o PPT-SP, PPTMetro(SP) ou coisa parecida, eu me disponho
a te por em contato com as pessoas certas mesmo que tenha que traduzir cada
email que vocês trocarem  :-)

Para fazer uma idéia da estrutura disponível no Brasil (contra a qual seu
pedido de mirror oficial seria comparado), ver
http://www.rnp.br/backbone/?pop=PR (essa é a conectividade da UFPR que provê
o mirror oficial brasileiro).  Note que eles tem 2.5Gbit/s com o POP-SP, e
dê uma olhada nas velocidades de peering do POP-PR (Prix) e POP-SP(Ampath,
ANSP, Embratel, GlobalCrossing, PTT-SP(muitos outros backbones),
PTTMetro(muitos outros backbones)).

Claro que isso não impede de forma alguma que você tenha um mirror público
com conectividade bem mais "pé no chão" e divulgue-o por outros meios --
para quem estiver mais perto de seu mirror em matéria de rede, ele vai ser
melhor escolha que o ftp.br.debian.org.  É o que nós mero mortais que lutam
muito para conseguir uns poucos Mbit/s fazem.  Ver
http://www.debian.org/mirror/submit

(e inscreva-se na debian-mirrors-announce se você tem um mirror).

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond