Sim é possivel usar apenas a funcao de DNS-cache.
Nao precisa de tutorial, basta saber um pouco de ingles e ir lendo o /etc/dnsmasq.conf que tudo será rapidamente resolvido. Eu tbm procurei vários tutoriais, mas nao achei.... pode ir por mim, nao tem segredo!

Mas se puder mudar o DNS tbm, acho que vc economiza alguns MB de RAM!

--
Marcos

Gustavo Tux wrote:

Prezado Fábio!

E se eu quiser somente usar o dns, o meu dhcp está configurado maravilhosamente bem, é possível? não quero usar o dhcp do dnsmasq, posso? Outra coisinha, não achei nenhum tutorial que ensine a como configurá-lo, vc conhece algum? Agradecendo enormemente a sua atenção e consideração,
Gustavo

Em 20/03/06, *Fábio Rabelo* <[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> escreveu:

    Gustavo Tux escreveu:

     > Muito obrigado Fábio por esta luz!
     > mas agora me tira outra dúvida... Esta máquina já tem um servidor
    wins
     > rodando (o que eu pretendo substituir pelo dns) primeiro eu tenho
    que
     > derrubar o wins? e esse dns masq consegue escrever os nomes das
     > máquinas sendo que as máquinas estão com o IP dinâmico via dhcp?
    Grato
     > pela consideração,

    O dnsmasq TAMBËM pode ser o servidor de dhcp p/a sua rede interna, para
    isso ele tem q ser configurado .
    Os exemplos presentes no /etc/dnsmasq.conf tem tudo d q eu precisei
    p/configurar as funções de dhcp, na verdade é até mais simples q o
    dhcp3-server .
    Mas o Sr. vai ter q remover o seu atual servidor de dhcp p/q ele
    funcione .
    apt-get remove dhcp3-server
    E o Sr. pode manter o samba atuando como wins se quiser, nada
    imcompatível com o dnsmasq, porém  os clientes windows 2K funcionam
    melhor qdo utilizam dns p/resolver nomes, e os wondows XP só funcionam
    direito qdo usam dns p/resolver nomes .