Marcos S. Trazzini escribió:
Em Quarta 22 Março 2006 19:22, Guillermo Pereyra Irujo escreveu:
 Marcos Darui Almeida escribió:
 > pessoal , cada vez q reinicio tenho q criar as rotas manualmente (route
 > add ....), em que arquivo o debian salva as rotas ??

 No /etc/network/interfaces, adicione uma regra up a cada interfaz que
 necessite uma rota. Por exemplo:

 iface eth0 inet static
        address 192.168.1.2
        netmask 255.255.255.0
        up route add default gw 192.168.1.1

Ótima dica, só não é a melhor opção para se definir o gateway padrão...

Me desculpe, Marcos, mas opino diferênte sobre isso. Acho que sim é a melhor opção, já que a rota só é definida quando a interfaz é ativada. Que seja a rota default não la faze especial; é uma rota para uma rede alcançável por essa interfaz e não outra.

Adicionalmente, a linha "up" pode chamar um script que defina as rotas, por exemplo: up /etc/network/routes.sh

Um script assim poderia definir rotas para mais de uma interfaz como reação á ativação de só uma delas, coisa que não necessariamente é correta. Se você tem um gateway em cada uma de várias interfaces, o correto é que cada rota a um gateway seja definida só quando a interfaz á que corresponde seja ativada.

E por favor sepa desculpar meu pobre português, que não é minha lingua mãe.

--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina