Em Sex, 2006-03-31 às 04:09 -0300, Wladston Viana F Filho escreveu:
> Olá!
>
> Resolvi me iniciar no linux. Começei a ler o FOCA e escolhi a
> distrubuição mais famosa/usada, o debian.

Perfeito

> Bom, baixei o mini CD de instalação do site da debian, queimei,  segui
> o assistente.

Mini cd? Por acaso foi a net-install? Vai faltar muita coisa nesta
instalação.

> Quando acabou, apareceu uma tela de login, e depois, um shell. Nada
> mais.

O restante do sistema, basta ter conexão decente com internet para
instalar o restante do sistema.

> Fiquei extremamente frustado, estava esperando um sistema operacional
> "operável" .... A única coisa que fiz foi CTRL-ALT-DEL para reiniciar
> e retornar ao sistema operacional antigo, para buscar ajuda.

Você está na melhor ajuda do mundo.. :)

> Procurei por documentação no site da debian para usuários iniciantes e
> não encontrei nada além do que eu já sei.
>
> Fico me perguntado : como tantos podem achar interessante o sistema
> GNU/Linux ?

Interessante seria perguntar diretamente aos tantos que usam... :)

> Pode ser rápido, estável, robusto etc. etc. etc. , mas isso não serve
> de nada se com o sistema operacional não é possivel sequer abrir um
> navegador de internet logo após uma instalação feita escolhendo
> "Desktop" como pre-configuração.

Sugiro que você baixe a instalação completa, ou debian-br-cdd ou ubuntu
que também é "filho" do debian.

> Ou eu sou muito idiota, nesse caso, me desculpem, ou tem alguma coisa
> errada com o linux ... :/

Nem um nem outro. Faltou um pouco de informação.
Tenha fé, você só começou errado, deveria ter se informado antes de
tomar alguma atitude.
Vamos denovo, baixa e instala o debian-br-cdd ou ubuntu. Ficará
impressionado. Aposto meu salário nisso.. :)

> Grato pela atenção.
>
> --
> Wladston Viana Ferreira Filho
> Belo Horizonte - MG, Brasil
> Visit the project: s1mp3.org
[]'s

        _                    Eder Gobbi - "Woody"
       ^-)                    MSN - gobbix at gmail dot com
        ( . . _                  GoogleTalk - gobbix at gmail dot com
          \ `\\                   Jabber - gobbix at jabber dot com
http://counter.li.org
 ______/|______                 UIN - 161655702

"Livre? É... Eu sou!!!"

"Se você pensa que pode, ou se pensa que não pode, de qualquer forma
você está certo!" (Henry Ford)