(Pedro, desculpa, te mandei um pedaço faltando do email, a interface do gmail tem um atalho de teclado escondido que envia msg, e eu esbarrei nele)

Quem não gosta de um tópico polêmico?...
Aí vai meu pitaco, com todo respeito ao pitaco dos demais:

Linux não é windows. Se a senhora de 50 anos aí do exemplo anterior não puder usar linux, paciência. O Linux não tá derrotado só porque não serve pra todo mundo. Linux não é uma panacéia, não existe remédio que cure tudo. Quando alguém te oferece isso você não desconfia e acha que é picaretagem?
Me preocupa muito mais a fragmentação do mundo do software livre e o tempo/dinheiro gasto com processos e patentes entre empresas que vêm da tradição unix do que derrotar/converter a galera do mundo ms. Pra quê kde/gnome? Pra quê fluxbox/blackbox/openbox/sei-lá-que-box? Não podia ser um só kde-like e um só *box-like? Imaginem o desktop que seria possível com todo esse esforço de programação junto? Se você conhece a fundo uma boa distro, você sabe que não precisa de nenhuma outra. Claro que é divertido testar, mas precisar mesmo, não precisa.
Estou convencido que a ms só cresceu do jeito que cresceu ocupando o espaço deixado pelas empresas que vieram do mundo unix. Se um port do unix pra i386 tivesse sido feito em meados de 80 ou antes, não havia windows. Tivemos que esperar até 91 pra tê-lo.