On 4/19/06, Maxwillian Miorim wrote:
[...]
> Como pode ver deu falha no /etc/bash.bashrc e não deu no /etc/profile.
> Fiz os mesmos testes em um OpenBSD e em um Slackware (o hospedeiro do
> kqemu). Em ambos o resultado foi exatamente igual.
[...]

Realmente está difícil chegar a um acordo aqui.

Estou postando uma "conversa" com o Maxwillian abaixo, para ficar
registrado para pesquisas futuras:

Bruno: Pela sua mensagem o /etc/bash.bashrc só teria utilidade quando
chamado de outro arquivo? É isso que você pensa?

Maxwillian: Eu fiz vários testes com isso no meu Etch, sempre foi o
/etc/profile e não o bash.bashrc. que ele chamou

Bruno: Sei. Vi isso na sua mensagem.

Maxwillian: É estranho até porque o /etc/profile vem antes do
~/.bashrc, o bash.bashrc deveria ser algo global
mas ainda assim executado após o arquivo mestre do sh

Bruno: que "arquivo mestre"?

Maxwillian: o /etc/profile
Ele serve para o bourn shell e compatíveis

Bruno: Você está usando Debian agora?

Maxwillian: não só bash
Tenho ssh para um

Bruno: Ok, você já viu o man do bash no Debian, a parte que fala do
/etc/bash.bashrc?

Maxwillian: When an interactive shell that is not a login shell  is
started,  bash
      reads  and  executes  commands  from /etc/bash.bashrc and ~/.bashrc, if
      these files exist.  This may be inhibited by using the  --norc  option.
Esta?

Bruno: Isso. Note que ele fala que nesse caso, o /etc/profile não é lido.
concorda?

Maxwillian: Sim, ele não é lido neste momento
Mas note: algum shell chamou o X
Logo as propriedades tem de ser herdadas

Bruno: Bom, para testar essa sua hipótese, eu mandei uma mensagem
ontem. Quando puder faça o teste.
O que eu acho é: Seu konsole está abrindo um shell de login quando
deveria estar abrindo um shell comum.
Tem konsole aí?

Maxwillian: Testei todos: konsole, xterm, aterm, eterm e gnome-terminal
e o bom e velho rxvt

Bruno: Em todos ele leu o /etc/profile?

Maxwillian: Ele não leu em nenhum caso
É por isso que falo bastante nisso da herança
Ele não leu, herdou atributos

Bruno: Como você sabe que ele não leu?

Maxwillian: shopt | grep login
login_shell off
Assim :)

Bruno: Bom, então não tenho nada a acrescentar antes de ver os
resultados do teste que eu propus ontem.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/